Cursos Presenciais

Eletrônica de Bancada
Eletrônica de Bancada

Preparar o profissional para atuar na manutenção de equipamentos e no desenvolvimento de Circuitos Eletrônicos.

Preparar o profissional para atuar na manutenção de equipamentos e no desenvolvimento de Circuitos Eletrônicos.

A Uptex elaborou o curso com uma didática diferente dos cursos convencionais de Eletrônica. Após vários anos atuando como Professor de Colégios Técnicos e também presente em Empresas e Universidades, constatei que existe uma grande lacuna entre o profissional formado pelas Escolas Técnicas e Universidades e o profissional necessário para determinadas funções em Empresas de Tecnologia.
Lógico que é necessário que o profissional que irá atuar com eletrônica saiba realizar projetos, fazer cálculos e dimensionar circuitos, mas, há também uma grande necessidade do Técnico de Bancada, aquele que não pode perder tempo e necessita realizar a manutenção em um equipamento no menor tempo possível. Este profissional está presente tanto em Empresas de grande porte (Multinacionais) como também em pequenas empresas prestadoras de serviços como manutenção de celulares, computadores, notebooks, equipamentos médicos e hospitalares, equipamentos de segurança, elevadores, máquinas eletroeletrônicas, etc.
O Mercado está carente de bons técnicos que possuam habilidades e competências para manusear equipamentos de bancada, que realizem análises, testes e consigam identificar o problema e substituir os componentes danificados. Detalhe aqui importante é também saber escolher um componente equivalente, onde damos muita ênfase nesse detalhe, ensinando também ao aluno saber interpretar características técnicas relevante dos componentes através de Datasheet.
O Curso proposto será focado nos conceitos fundamentais sobre os componentes eletrônicos, como funcionam, como testá-los e onde aplicá-los. Nas aulas finais do curso estudaremos as fontes chaveadas, presentes hoje na maioria dos equipamentos eletrônicos. Fizemos esta escolha pois as fontes chaveadas também incorporam a maioria dos componentes eletrônicos estudados durante nosso curso e neste momento os alunos terão total segurança em analisar o esquema elétrico, realizar testes e identificar com o osciloscópio os sinais em várias etapas do circuito além de realizar medições com uso do multímetro e testar todos os componentes presentes na placa (resistores, capacitores, transformadores, diodos, indutores, transistores Bipolar e Mosfet, reguladores de tensão, varistores, fusíveis, etc). Utilizaremos placas de fontes chaveadas danificadas onde cada aluno deverá identificar o defeito, substituir os componentes danificados e realizar testes com carga para certificar se realmente concluiu o trabalho com êxito. O professor estará a todo momento atento ao trabalho do aluno, oferecendo toda base e preparando-o para que assim adquira esse conhecimento tão procurado pelas empresas – profissionais que consigam analisar uma placa eletrônica, identificar onde está o defeito e realizar a manutenção de forma rápida, objetiva e com total profissionalismo e segurança.

Curso será ministrado pelo Engenheiro Maurício Arruda, profissional com mais de 30 anos de experiência na área e atuante no desenvolvimento de projetos de circuito eletrônicos e manutenção de máquinas e equipamentos.
Ministrou aulas/cursos nas Instituições de Ensino: Colégio Politécnico Bento Quirino (10 anos – Coordenador do Curso Técnico em Eletrônica), Escola Senai Roberto Mange (07 anos – Curso Técnico em Eletroeletrônica), Escola Senai Jaguariúna (04 anos – Curso Técnico em Telecomunicações) e na Uptex desde 2014 (16 anos – Sócio e responsável pelas áreas técnica e educacional).
Trabalha também no Instituto de Física da Unicamp desde 1986 (34 anos), destes, 12 anos atuou como técnico em eletrônica e os últimos 22 anos na função de Engenheiro Eletrônico. Atua diariamente nos Laboratórios de Pesquisa do Departamento de Eletrônica Quântica, onde, junto com os professores auxilia pesquisadores e alunos de mestrado e doutorado. É também responsável por toda a parte eletroeletrônica do Departamento onde já desenvolveu vários trabalhos junto aos grupos de Lasers e Aplicações, Fotônica e Comunicações Ópticas (Fibras Ópticas), Fototérmica e Ressonância Magnética.

A quem se destina: Profissionais que atuam na área de Eletrônica e necessitam de uma reciclagem, estudantes de cursos técnicos e ensino superior (Engenharia Elétrica, Mecatrônica e Automação e Controle), hobistas e pessoas que desejam atuar na área.

Pré-requisitos: Não há pré-requisitos para esse curso.

Metodologia: Aulas teóricas e práticas mas bastante objetiva onde o aluno irá explorar as funcionalidades dos componentes eletrônicos e também a desenvolver alguns projetos. Muitos desafios serão baseados em projetos a serem realizados pelos alunos, envolvendo cálculos, montagem em protoboard e comparação entre os resultados teórico e prático. Por fim, alunos terão que consertar fontes chaveadas onde aí sim poderão aplicar todo o conhecimento adquirido durante o treinamento.

Recursos didáticos: Bancadas equipadas com Fontes de Alimentação, Gerador de Sinais, Osciloscópios Analógicos (Minipa) e Digitais (Tektronix), Multímetros (Analógicos e Digitais), Sensores (indutivo, capacitivo, óptico, pressão, temperatura), Motores (AC, DC, passo, servo-motores) e Computadores (Softwares) e fontes chaveadas para conhecer a consertar.

Carga horária : 120 Horas
80 horas Presenciais e 40 horas à distância.

Obs: O Certificado das 80h é emitido e entregue ao aluno no final do curso presencial.
Após o aluno finalizar os desafios propostos no ambiente EAD, receberá o segundo Certificado referente às 40 horas adicionais ou, caso termine durante o período do curso, receberá um único certificado de 120h.

Turmas Reduzidas : 12 alunos

Apostila em PDF e material diverso (vídeos e ensaios) disponíveis para download no ambiente EAD;
– Certificado de participação (obrigatório 75% de frequência);
– Coffee Break.

Brinde – Cada aluno receberá um KIT de Estudo com todo o material abaixo:

  • Multímetro Minipa ET1002   
  • Proto-Board
  • Fonte de Alimentação chaveada (12V x 1A)
  • – Maleta Organizadora Double-Side com ~ 400 componentes eletrônicos.
    Componentes: 
    Transformador (127/220 – 6v+6v), resistores, capacitores, diodos retificadores (1N4007), diodos de sinal (1N4148), diodos zenner (5,1v, 8,2v), transistores (NPN, PNP, MOSFET – BC548, BC547, BD135, BD136, TIP31, TIP32, IRF540), potenciômetro, trimpot, reguladores de tensão (7805, LM317), Tiristores (SCR, TRIAC, DIAC – BTA08, BT151, DB3), chaves táctil, LEDs, sensor de temperatura (NTC), sensor de luminosidade (LDR), emissor e receptor infra-vermelho, display de 7 segmentos, buzzer, Opto-acopladores (4N25, MOC3010), Circuitos integrados (741, 555), cabo de força, fusíveis e fios jumper.  

Conceitos Gerais:
Usinas, tipos, vantagens / desvantagens;
Geração, Transmissão e Distribuição de Energia;
Perigos e cuidados com eletricidade;
Tensão, Corrente e Potência Elétrica.
Aterramento Elétrico;
Pára-Raios.

Instrumentação:
Multímetros analógico e digital;
Amperímetro alicate;
Osciloscópios: Analógicos Tektronix, Digital (Tektronix) e Digital (via USB);
ESR Meter;
Geradores de sinais e Frequencímetros.

Condutores e Isolantes:
Material condutor e isolante – especificações;
Fios e cabos – capacidade de tensão / corrente;
Placas de Circuito Impresso – Tipos e características.

Transformadores:
Tipos, símbolos e Unidades de Medidas, características, funcionamento e aplicações;
Testes e dimensionamento.

Resistores:
Tipos, símbolos e Unidades de Medidas, características, funcionamento e aplicações;
Código de cores;
Associação série, paralelo e misto;
Resistores Variáveis e Varistores;
Termistores (NTC e PTC);
Componentes SMD e PTH;
Testes e dimensionamento.

Capacitores:
Tipos, símbolos e Unidades de Medidas, características, funcionamento e aplicações;
Código de cores;
Associação série, paralelo e misto;
Capacitores Variáveis;
Componentes SMD e PTH;
Testes e dimensionamento.

Varistores e Fusíveis:
Tipos, símbolos e Unidades de Medidas, características, funcionamento e aplicações;

Indutores e Relés:
Tipos, símbolos e Unidades de Medidas, características, funcionamento e aplicações;
Testes e dimensionamento.

Diodos:
Tipos, símbolos, características, funcionamento e aplicações;
Retificadores, Sinal, Schottky, Zener e Ponte de diodos;
Componentes SMD e PTH;
Entendimento de códigos e data-sheets;
Testes e dimensionamento.

Transistores:
Tipos, símbolos, características, circuitos e aplicações;
Medição e identificação de terminais;
Estudo dos tipos Bipolares NPN e PNP, Darlington, UJT, FET, MOSFET e IGBT;

Circuitos Integrados e Reguladores de Tensão:
Tipos, símbolos, características, funcionamento e aplicações;

Tiristores:
Tipos, símbolos, características, funcionamento e aplicações;
Diac, SCR, TRIAC, GTO;
Formas de disparo e entendimento de datasheet;
Testes e dimensionamento.

Componentes Ópticos:
Tipos, símbolos, características, funcionamento e aplicações;
Led;
Display de 7 segmentos;
Matriz de Led;
Display de LCD (16x 2 e 20 x 4);
Display Gráfico (128 x 64);
Opto acopladores;
Foto transistor;
Opto isoladores;
Testes e dimensionamento.

Motores:
Tipos, características, funcionamento e aplicações;
Motores AC;
Motores DC;
Motores Universais;
Motores de Passo e Driver de Controle;
Moto-Redutores;
Servo-Motores.

Técnicas de Reparo – Fontes Lineares e Fontes Chaveadas:
Fontes Lineares, Fontes sem Transformador e Fontes Chaveadas – características, funcionamento e aplicações;
Prática em Fontes Chaveadas – Entender o funcionamento das Fontes Chaveadas. Realizar medições e analisar formas de onda com osciloscópio nos Circuitos Integrados de Controladores – PWM.

Realizar o reparo em Fontes Chaveadas danificadas propositalmente, cada uma com um defeito específico.
Neste momento conseguimos nosso objetivo final que é  preparar o aluno para atuar com total segurança em uma Bancada de Eletrônica, fazendo uso adequado dos equipamentos para fazer o reparo com total segurança.

Nosso grande diferencial é oferecer um Laboratório equipado com diversos equipamentos e dispositivos eletrônicos. Turmas reduzidas é a nossa estratégia para ministrar uma aula de qualidade e assim conseguir  preparar o aluno para o Mercado de Trabalho.





 

 

Segue abaixo vídeos de alguns ensaios desenvolvidos durante o curso:





















Valores e Formas de Pagamento:

R$ 1.900,00 – Parcelado

à vista: R$ 1.710,00

Parcelamento
10x sem juros no cartão – R$ 190,00/mês
ou
Matrícula: R$ 350,00 + 5 parcelas de R$ 310,00 (Boleto Bancário)

Calendário: 

Novembro
Turma VII
(Noite)
24/11/21 a 16/03/22 – Quartas e Quintas ( 26 dias) – 19:00h às 22:00h

Dezembro
Turma VIII
(Noite)

06/12/21 a 28/03/22 – Segundas e Terças ( 26 dias) – 19:00h às 22:00h