Cursos A Distância

Eletrônica de Bancada
Eletrônica de Bancada

Preparar o profissional para atuar na manutenção de equipamentos e no desenvolvimento de Circuitos Eletrônicos.

Nesse momento de pandemia estou reestruturando nosso curso.
Já são mais de 100 vídeos postados explorando muitos assuntos, dos quais, muitos não estão nos livros.
Novos ensaios estão também sendo elaborados, dos quais, muitos desenvolvi e apliquei em aulas práticas nas unidades do Senai e nas aplicações em pesquisa na Unicamp.
Não perca a oportunidade, aproveite seu tempo nesse momento de pandemia para iniciar os estudos de forma rápida, prática e sem enrolação com teorias que, na boa, dificilmente você irá precisar no seu dia a dia.
O mercado está cheio de “professores”, principalmente no Youtube ensinando a eletrônica básica mas, se você questionar onde esse professor trabalhou com eletrônica, se ele não mentir, ficará comprovado que ele nunca atuou na área, ou seja, jamais teve uma carteira assinada com o Registro de Técnico ou Engenheiro Eletricista/Eletrônico. Se quer esse “profissional” deve ter o seu registro no CRT/CREA.
E vou além. Muitos desses “professores” ensinam errado e não sabem se quer usar os termos técnicos corretamente. Depois você vai ficar falando igual a eles por aí – “perninha do transistor, perna do resistor, voltagem, amperagem ….  ” É de doer o ouvido! Nenhuma empresa quer um profissional falando dessa maneira pelos corredores, imagina então se precisar escrever um relatório técnico, que desastre seria. Acredito que esse pessoal nunca ministrou uma aula de eletrônica em qualquer escola técnica ou jamais realizou atividades em laboratório. Querem uma oportunidade de ganhar dinheiro pela internet, tudo bem, mas cadê a responsabilidade sobre as informações que estão sendo transmitidas. Continue com esses “professores” mas depois não reclame porque você não consegue passar em uma entrevista de emprego ou teste prático com um gerente ou supervisor da área. Sempre aconselho meus alunos a filtrar muito o profissional que acompanha na internet. Tem gente boa sim no Youtube mas tem um pessoal sem condições alguma. É muito melhor e mais seguro estudar através de bons livros como os de Albert Malvino ao ficar assistindo aulinhas de graça, quase todas iguais e uma pior que a outra. Demoram quase meia hora para explicar algo tão simples como testar um Triac e ainda explicam daquele jeito: “pega a perna do resistor, vira a perninha do transistor, poe o fio vermelho na perna mais cumprida do led e mede a voltagem,  Quem escuta deve pensar que a aula é de biologia –  perna pra cá, perninha pra lá …” Só por Deus!
Outro detalhe, passar as informações que estão nos livros é muito fácil, agora, ensinar ao aluno como analisar um circuito, encontrar possíveis defeitos, utilizar corretamente o osciloscópio para não queimar, eliminar ruídos, minimizar as interferências indesejadas nos sinais, isso, com certeza não está nos livros e só se aprende na bancada e nos ambientes agressivos. Muito também aprendi com meus alunos, principalmente dos cursos de microcontroladores onde muitos são engenheiros e empresários com muita experiência em projetos e nos procuram para aprender programação e trazem seus conhecimentos com eliminação de problemas encontrados no desenvolvimento de seus produtos. Questões como tipos de ruído, variação de temperatura e até diferença de altitude entre países discutimos em sala. Aprendo muito com esse pessoal pois só o dia a dia para trazer toda essa bagagem!
Para finalizar, o aluno que procura nossa empresa muitas vezes pergunta. Será que o eu vou aprender a trabalhar com eletrônica?
Sempre respondo que muito depende da dedicação do aluno. Contudo, temos disponível toda uma estrutura de laboratórios, muitos componentes, equipamentos e dispositivos eletroeletrônicos além de excelentes professores que seleciono a dedo, com muito cuidado para fazer parte da nossa equipe, vestir a camisa da nossa empresa e dar uma excelente aula.
Com toda certeza muito irá depender de você aluno mas, temos muito sim a oferecer. Diferente de muitas escolas e faculdades por aí que se quer levam o aluno para conhecer os laboratórios, nós da Uptex trabalhamos com muita transparência e dedicação. Sempre convidamos alunos para assistir uma aula sem compromisso, conhecer nossa estrutura e a didática do professor.
Não seja mais enganado! Deixe tentarmos fazer parte do seu sucesso!

Preparar o profissional para atuar na manutenção de equipamentos e no desenvolvimento de Circuitos Eletrônicos.

Estudantes de cursos técnicos e engenharias, técnicos, engenheiros, professores e hobistas.

Não há pré-requisitos para este curso.

Curso será ministrado pelo Engenheiro Maurício Arruda, profissional com mais de 30 anos de experiência na área e atuante no desenvolvimento de projetos e manutenção de máquinas e equipamentos.
Ministrou aulas/cursos nas Instituições de Ensino: Colégio Politécnico Bento Quirino (10 anos – Coordenador do Curso Técnico em Eletrônica), Escola Senai Roberto Mange (07 anos – Curso Técnico em Eletroeletrônica), Escola Senai Jaguariúna (04 anos – Curso Técnico em Telecomunicações) e na Uptex desde 2004 (16 anos – Sócio/Engenheiro Responsável pela área técnica).
Trabalha no Instituto de Física da Unicamp (desde 1986 – 34 anos), destes, 12 anos atuou como técnico em eletrônica e os últimos 22 anos na função de Engenheiro Eletrônico. Atua diariamente nos Laboratórios de Pesquisa do Departamento de Eletrônica Quântica auxiliando pesquisadores e alunos de mestrado e doutorado, sendo responsável por toda a parte eletroeletrônica do Departamento. Já desenvolveu projetos (sistemas eletrônicos, embarcados e microcontrolados) junto aos grupos de Lasers e Aplicações, Fotônica e Comunicações Ópticas (Fibras Ópticas) e Fototérmica e Ressonância Magnética.
Atualmente é aluno regular de Mestrado na FEAGRI – Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp (término previsto 03/2022).
Projeto: Desenvolvimento de um sistema opto-eletrônico com Interface Homem Máquina para detecção e quantificação do teor de poeira em sementes beneficiadas – Projeto de Pesquisa em cooperação com a Empresa BAYER S/A – INOVA UNICAMP.

O curso será desenvolvido no Ambiente Virtual de Aprendizagem –  Todo o material didático é disponibilizado no próprio ambiente. Será dividido em Módulos, terá uma carga horária de 160h e duração de 01 ano (participação no ambiente EAD e no grupo de WhatsApp). O curso está dividido em 20 Módulos e o aluno pode fazer dentro do seu tempo disponível. Todo o material (prático e teórico) está postado para o aluno ler, estudar, resolver os exercícios e os ensaios . O aluno poderá interagir com o professor ou demais alunos, através de mensagens na plataforma EAD. Todos os ensaios e listas de exercícios já terão gabarito para aluno verificar/comparar os resultados.
Será proposto aos alunos desenvolvimento de alguns projetos onde aí sim poderei ter um feedback mais apurado sobre como está o nível de conhecimento e expertise.
No final do curso será aplicada uma avaliação final com 20 questões onde o aluno deverá obter no mínimo a nota 7,0. Caso não consiga atingir a nota mínima, novas avaliações poderão ser realizadas.
Ao final emitiremos o certificado de participação, válido em todo o território nacional.

Os cursos ministrados pela Uptex são qualificados como profissionalizantes e são válidos e reconhecidos em todo o território nacional. Qualquer curso realizado na Uptex dá ao aluno direito ao certificado.
Legislação para amparo legal:
Decreto Presidencial nº 5.154 de 23 de julho de 2004, Art. 1º e 3º e as Normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC (Ministério da Educação e Cultura).

Através do ambiente EAD o aluno poderá enviar suas dúvidas por escrito, e caso persista, poderá enviar para o  whatsApp do professor um vídeo/áudio mostrando onde está a dificuldade, seja na montagem de algum circuito eletrônico, ensaio, etc.
Obs: Nem sempre o professor conseguirá responder na hora pois o mesmo poderá estar em atividades relacionadas aos trabalhos do seu cotidiano.  Porém, no momento oportuno estará sanando qualquer dúvida relacionada ao conteúdo proposto nas atividades de estudo.
Detalhe Importante: dúvidas apenas relacionadas aos conteúdos e matérias sobre o curso, não ajudaremos em projeto particular ou problemas com circuitos eletrônicos no seu emprego ou trabalho de TCC. 

Apostilas:
 Apostila 1 – Eletrônica de Bancada;
– Apostila 2 – Exercícios Práticos de Laboratório;
– Apostila 3 – Apostila sobre Componentes Eletrônicos – Apostila utilizada no curso de Repair – Reparador de Placas de Circuitos Eletrônicos.

  • Módulo I:
    – Introdução ao Ambiente de Educação a Distância (TelEduc);
    – Indicação de vídeos/filmes no Youtube relacionados a nossa área;
    – Introdução ao uso do proto-board;
    – Vídeo: Introdução aos protoboards – tempo: 4min26s;
    – Vídeos: 03 vídeos da Internet sobre Eletricidade Estática – 12min05s.
  • Módulo II:
    – Introdução a eletricidade;
    – Tensão, Corrente e Resistência Elétrica;
    – Resistores: fixo e variável;
    – Vídeo: Interação imã e bússola – 1min09s;
    – Vídeo: Comprovação do Campo Magnético – 4min43s;
    – Vídeo: Resistores tipos e aplicações – 20min33s;
    – Vídeo: Resistores fixos e variáveis – 9min27s;
    – Vídeo: Identificando o valor dos resistores código de cores – 4min13s;
    – Vídeo: Resistores – Efeito Joule – 2min03s;
    – Vídeo: Termistores – NTC e PTC – 17min39s;
    – Ensaio 1: Identificando os resistores;
    – Ensaio 2: Associação de Resistores (série/paralelo).

    Módulo III:

    – Leis de OHM e Kirchoff;
    – Vídeo: Multímetros digitais apresentados no lab. da Uptex -15min43s;
    – Vídeo: Fontes de Alimentação utilizadas no lab. da Uptex -20min32s;
    – Vídeo: Dicas e recomendações – tempo: 3min20s;
    – Vídeo: Medições de tensão e corrente – parte 1 – 3min28s;
    – Vídeo: Medições de tensão e corrente – parte 2 – 4min40s;
    – Vídeo: Troca do fusível do Multímetro ET1002 – 1min43s;
    – Ensaios 3, 4 e 5: Associação de Resistores (série/paralelo e misto);
    – Ensaios 6 e 7: Medições de Tensão e Corrente.
  • Módulo IV:
    – Capacitores;
    – Vídeo: Capacitores – Tipos e Aplicações – tempo:  Nova Gravação!    ;
    – Vídeo: Tempo de Carga do Capacitor – 9min58s;
    – Vídeo: Tempo de Descarga do Capacitor – 7min59s;
    – Ensaios 8 e 9: Carga e descarga de capacitores.
  • Módulo V:
    – Diodos, LEDs e LDR;
    – Vídeo: Teste dos diodos – 5min55s;
    – Vídeo: Teste do LDR – 2min58s;
    – Vídeo: Teste do LED no Multímetro – 2min22s;
    – Vídeo: Semicondutores e diodos – 48min30s;
    – Vídeo: Emissor e Receptor Infra-Vermelho – 13min36s;
    – Vídeo: Circuito Detector de passagem – 4min23s;
    – Ensaio 10: Funcionamento dos diodos e LEDs;
    – Ensaio 11: aplicação com LDR;
    – Ensaio 12: Emissor e Receptor de Infra-Vermelho.
  • Módulo VI:
    – Transformadores;
    – Vídeo: Transformadores – Parte 1 – 7min10s;
    – Vídeo: Transformadores – Parte 2 – 7min59;
    – Vídeo: Configurações do primário de um transformador – 8min51s;
    – Vídeo: Configurações do secundário de um transformador – 6min56s;
    – Vídeo: Transformador – Dica Importante – 5min25s;
    – Vídeo: Transformador Isolador – 2min21s;
    – Vídeo: Auto-Transformador – 7min10s;
    – Vídeo: Detectando defeito no transformador – 6min21s;
    – Vídeo: Transformador variável ou VARIAC – 6min02s;
    – Vídeo: Retificador meia onda com e sem filtro capacitivo – 16min08s;
    – Vídeo: Retificador onda completa (2 diodos) – 14min59s;
    – Vídeo: Retificador onda completa em ponte (4 diodos) – 10min15s;
    – Ensaio 12: Transformador;
    – Ensaio 14: Circuito Retificador meia-onda;
    – Ensaio 15: Circuito Retificador onda-completa;
    – Ensaio 16: Circuito Retificador em ponte;
    – Ensaio 17: Circuito Fonte Simétrica.
  • Módulo VII:
    – Transistores:
    – Vídeo: Teste Transistores Bipolar – 19min05s;
    – Vídeo: Teste Transistores Bipolar Danificados – 4min15s;
    – Vídeo: Instalação correta do transistor em dissipador de calor – 7min35s;
    – Vídeo: Transistor como chave corte/saturação – 6min54s;
    – Vídeo: Transistor como amplificador de pequenos sinais – 8min25s;
    – Vídeo: Transistor como chave corte/saturação – 6min54s;
    – Vídeo: Ponte H com transistores – 7min14s;
    – Ensaio 18: Transistor como chave;
    – Ensaio 19: Circuito Ponte H – Controle de Sentido de Rotação Motor dc
  • Módulo VIII:
    – Multivibradores com transistores;
    – Vídeo: Transistor configuração Biestável – 9min38s;
    – Vídeo: Transistor configuração Monoestável – 14min07s;
    – Vídeo: Transistor configuração Astável – 13min35s;
    – Ensaio 20: Multivibrador Monoestável.
    – Ensaio 21: Multivibrador Astável.
  • Módulo IX:
    – Relé;
    – Vídeo: relés Identificação dos terminais e testes – 38min16s;
    – Vídeo: Transistor monoestável com relé – 14min49s;
    – Vídeo: Transistor chaveando Relé acionamento lâmpada – 8min14s;
    – Ensaio 22: Carga/descarga capacitor chaveando transistor;
  • Módulo X:  Vídeos sendo editados
    – Introdução ao Circuito Integrado 555;
    – Vídeo: CI-555 – Funcionamento interno e características – 12min03s;
    – Vídeo: CI-555 – Configuração Monoestável – 14min53s;
    – Vídeo: CI-555 – Monoestável acionando Relé/Lâmpada – 4min59s;
    – Vídeo: CI-555 – Configuração Astável – 14min43s;
    – Vídeo: CI-555 – Configuração Modo PWM – 5min27s;
    – Vídeo: CI-555 – Modo PWM – Controlando Inversor de Frequência – 6min10s;
    – Vídeo: CI-555 – Modo PWM – Filtro passa-baixa controle Inv. de Freq, – 8min10s;
    – Vídeo: CI-555 – Modo PWM – Controle ventoinha e lâmpada – 6min37s;
    – Ensaio 23: Configuração Mono-estável.
    – Ensaio 24: Configuração Astável.
  • Módulo XI:
    – Diodo Zener;
    – Vídeo: Diodo Zener – 14min39s;
    – Vídeo: Diodos Zener ligados em série – tensão DC – 2min23s;
    – Vídeo: Diodos Zener ligados em série – tensão AC – 4min29s;
    – Vídeo: Diodos Zener – polarização direta/reversa – 5min18s;
    – Vídeo: Circuito Regulador Série – parte I – 17min02s;
    – Vídeo: Circuito Regulador Série – parte II – 5min23s:
    – Vídeo: Fonte de Alimentação com proteção contra curto-circuito – 11min26s;
    – Vídeo: Escolha correta do diodo retificador – 8min23s;
    – Vídeo: Diodo Shottky – 7min40s:
    – Ensaio 25: Fonte Estabilizada.
  • Módulo XII:
    – Circuitos Integrados Reguladores de Tensão;
    – Vídeo: Fonte de Alimentação – Regulador de Tensão 78xx – 16min48s;
    – Vídeo: Aumentando a tensão de saída de uma fonte utilizando regulador da família 78xx  – 2min49s;
    – Vídeo: Aumentando a corrente de saída de uma fonte utilizando regulador da família 78xx  – 6min28s;
    – Vídeo: Conhecendo o Regulador 78L05 – 1min02s;
    – Vídeo: Conhecendo o Regulador 79xx – 7min15s;
    – Vídeo: Fonte Simétrica Estabilizada – 5min41s;
    – Vídeo: Fonte Simétrica Estabilizada com drivers de corrente – 4min27s;
    – Vídeo: Fonte Simétrica com reguladores 7805 e 7905 – 5min42s;
    – Vídeo: Fonte de alimentação ajustável com o regulador LM317 – 9min47s;
    – Vídeo: Fonte ajustável com LM317 e Transistores TIP como driver – 12min18s;
    – Vídeo: Fonte ajustável com LM317 e dois Transistores como driver – 5min31s;
    – Vídeo: Fonte ajustável com o LM337 – 3min26s;
    – Vídeo: Fonte Simétrica e ajustável com LM317 e LM337 – 4min36s;
    – Ensaio 26: Regulador 7805;
    – Ensaio 27: Regulador LM317.
  • Módulo XIII:  
    – Opto-eletrônica;
    – Vídeo: Opto-acoplador 4N25 – 14min28s;
    – Vídeo: Placas de Interface Profissionais usando 4N25 e PC817 – 6min02s;
    – Vídeo: Chave óptica – C860TP –
    – Vídeo: Chave óptica com C860TP – acionando cargas –
    – Ensaio 28: Acoplador Óptico 4N25;
  • Módulo XIV:  Vídeos sendo editados
    – Transistor MOSFET, GTO e IGBT;
    – Tiristores – SCR, DIAC e TRIAC;
    – Vídeo: Tiristor SCR – Características e Funcionamento – 16min40s;
    – Vídeo: Testando o SCR com o Multímetro Digital – 5min52s;
    – Vídeo: Testando o SCR com o Multímetro Analógico – 4min48s;
    – Vídeo: SCR – Estados de Condução e Bloqueio – DC – parte 1 – 3min51s;
    – Vídeo: SCR – Estados de Condução e Bloqueio – DC – parte 2 – 6min26s;
    – Vídeo: SCR – Análise AC – Disparo por amplitude – 8min14s;
    – Vídeo: SCR – Análise AC – Disparo por defasagem da onda – 3min27s;
    – Vídeo: SCR – Análise AC – Controle de Potência Lâmpada – 5min51s;
    – Vídeo: DIAC – Funcionamento e disparo – análise DC – 7min01s;
    – Vídeo: DIAC – Funcionamento e disparo – análise AC – 6min34s;
    – Vídeo: TRIAC – Circuito Dimer – 4min51s;
    – Vídeo: Testando o TRIAC BTA08 – Multímetros analógico e digital – 10min12s;
    – Vídeo: Opto-acoplador MOC3010 – 6min01s;
    – Vídeo: Circuito Relé de Estado Sólido – 5min02s;
    – Vídeo: Transistor MOSFET – 11min13s;
    – Ensaio 29: Transistor MOSFET;
    – Ensaio 30: Disparo/Bloqueio do SCR.
    – Ensaio 31: Controle de ajuste de fase fazendo uso do DIAC e TRIAC;
    – Ensaio 32: Relé de Estado Sólido – Acoplador Óptico MOC3010;
  • Módulo XV:
    – Amplificador Operacional – LM741;
    – Vídeo: Amp. Op. Inversor- 10min29s;
    – Vídeo: Amp. Op. Não-Inversor – 5min35s;
    – Vídeo: Amp. Op. Buffer – 3min27s;
    – Vídeo: Amp. Op. Interligação entre 2 Amp. Ops. parte 1- 4min29s;
    – Vídeo: Amp. Op. Interligação entre 2 Amp. Ops. parte 2 – 4min09s;
    – Vídeo: Amp. Op. Comparadores – 22min10s;
    – Vídeo: Amp. Op. Comparador Janela – 24min23s;
    – Ensaio 33: Circuito Comparador.
    – Ensaio 34: Sensor de Luminosidade I.
    – Ensaio 35: Sensor de Luminosidade II.
    – Ensaio 36: Sensor de Temperatura.
    – Ensaio 37: Sensor Comparador de Nível.
    – Ensaio 38: Circuito Comparador Janela.
    – Ensaio 39: Circuito de Alarme 1.
    – Ensaio 40: Circuito de Alarme 2.
  • Módulo Especial: Fontes Chaveadas – Obs: Em desenvolvimento!
    Análise de placas, circuitos e Manutenção de Fontes Chaveadas
    Em desenvolvimento – vídeo aulas apresentando o funcionamento, como realizar com segurança as medições (usando o multímetro e o osciloscópio) e testes dos componentes. Estudaremos os principais Circuitos Integrados utilizados nessas fontes  e mostraremos como medir corretamente e interpretar os sinais de controle responsáveis pelo ajuste e controle da tensão/corrente de saída das fontes chaveadas.

Certificado: Carga Horária de 160 horas

O aluno deverá obter nota mínima 7 (sete) para obter o Certificado.

Quanto a composição da nota:
30% – Desenvolvimento de Projetos;
70% – Avaliação Final.

Caso o aluno não consiga atingir a nota mínima, será dada nova oportunidade através de lista de exercícios e desafios.

Matrículas Abertas: Assim que a compra do curso for concretizada, enviaremos o Login e Senha para que o aluno tenha acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem e dê inicio as suas atividades.
A compra do curso e o valor do envio dos materiais pode ser feita em nossa loja virtual www.lojauptex.com.br.

Incluso no curso: (adquirido na compra do curso + Material didático).

(O aluno receberá o material conforme figura abaixo além de poder baixar e imprimir todo o material teórico, como apostilas, ensaios e listas de exercícios além de ter acesso a todas as vídeo-aulas).

– Maleta Organizadora com aproximadamente 400 componentes
– Multímetro Minipa ET1002
– Protoboard
– Fonte Chaveada 12v
– Transformador, cabo de força com proteção (fusível), fios jumper

Carga Horária: 160 horas – disponível por 01 ano.

Valores e Formas de Pagamento: (Valor do frete será incluso)
Valor:  R$ 888,00 – à vista: R$ 800,00
10x sem juros no cartão = R$ 88,80/mês
Entrada de R$ 444,00 + 1 parcela de R$ 444,00 (Boleto Bancário)
Observação: Para esta opção de pagamento no boleto, só enviaremos o material após pagamento da entrada e da parcela. No entanto, na matrícula já estará disponível todo o conteúdo para o aluno já iniciar as atividades pois no início do curso depende mais da parte teórica.

Apenas o Curso EAD – Eletrônica de Bancada
(não será entregue nenhum material físico mas o aluno poderá baixar e imprimir todo o material teórico, como apostilas, ensaios e listas de exercícios além de ter acesso a todas as vídeo-aulas).

Carga Horária: 160 horas – disponível por 01 ano.

Valores e Formas de Pagamento:
Valor:  R$ 433,00 – à vista: R$ 390,00
10x sem juros no cartão = R$ 43,30/mês